Pesquisar

Dos Cheiros De Tudo - Memórias Do Olfato / Gustavo Barberá

Dos cheiros de tudo – memórias do olfato é um livro de poesias, onde através das palavras, explora esse órgão do sentido que sempre está aguçado nas pessoas. São versos profundos, que refletem o aroma da vida e suas facetas. Bem reflexivo e profundo, a obra sentencia a vida e a morte com elementos que nela está presente e fazem parte do nosso cotidiano.
Discretamente, o poeta nos leva a um estado de catarse com a doçura das palavras, mas ao mesmo tempo trágicas, deixando a poesia realística com os dias atuais, sendo possível fazermos um paralelo da arte com o concreto presente na sociedade.
Contemporânea, sedutora e com personalidade forte, o conteúdo lírico desse livro conquista o leitor, onde não conseguimos parar a leitura até a conclusão da obra por si e ao terminá-la, já temos a vontade de reler essas belas linhas redigidas que nos transmitem várias sensações cinestésicas, além das olfativas.
A obra em si é muito bonita, com imagens belíssimas em forma de pinturas, a capa é uma pintura de Belkiss Ramalho (1925 – 2017), com uma diagramação combinando com as poesias, papel amarelado para uma ótima visualização e com muita expressão e emoção em seu conteúdo.
Sem rimas, mas com expressão, a poesia de João Scortecci nos atribui valores que devemos olhar enquanto estamos vivos e não damos valor às vezes (isso foi uma interpretação minha), pois a vida tem muito a nos oferecer. Ela se encerra com um texto poético sobre a morte. A obra contém no final comentários de outros poetas e escritores sobre as poesias aqui presente.
 E se você deseja sentir esses odores e outras sensações que esses versos nos atribuem, não deixe de ler “Dos cheiros de tudo – memórias do olfato” e se delicie com as mais belas palavras combinadas com ilustrações e aroma lírico de cada sentimento presente nessas linhas.

Gustavo Barberá
Leitura Enigmática
13.05.2020

SERVIÇO
Dos cheiros de tudo – memórias do olfato
Autor: João Scortecci
Ano: 2019
Editora: Scortecci
Páginas: 84
Onde comprar: Livraria Asabeça / Livraria do Mercado