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OS PARASITAS DA WEB E DO PAY-PER-CLICK

“Parasitas” são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência. Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados parasitas. A Web é uma “selva”, uma “hospedaria” infestada deles. Pragas! Aqui no post de hoje não cabe listar os benefícios, os serviços, as convergências das coisas e tudo de bom que existe nela. Hoje, não! Escolhi, da lista das pragas da Web, falar da praga “criminosa” que são os “links patrocinados”, uma das maiores fontes de receitas do Google e outros. Minha relação com o Google é de amor e ódio, jamais de indiferença. Os chamados “links patrocinados” (“pay-per-click”) são um formato de anúncio publicitário veiculado na Web, pago, sob a forma de uma hiperligação (“hiperlink”) que é exibida nos resultados de pesquisa em páginas, base orgânica dos sistemas de buscas. Existem três tipos: busca por palavra-chave, por assunto e por perfil. Digitando-se “livros” ou “publicação de livros” ou ainda “publique seu livro”, o “buscador” entrega centenas de links associados aos assuntos. Os primeiros listados são os anúncios “patrocinados” e os demais, na sequência, apontados por conteúdo, interesse e relevância. Paga-se para anunciar e se fazer presente, com destaque, no topo da lista, no buscador. Até aí é um serviço interessante, funcional e útil. Uma “mão na roda”! Assim são os dicionários, as enciclopédias, as bibliotecas, os fichários, os anuários, as listas amarelas e os arquivos de busca. Ultrapassados, obsoletos ou não, todos funcionam assim. O que é uma vergonha, uma canalhice, uma safadeza é permitir que parasitas incluam no “pacote” de palavras-chaves o seu nome, o seu perfil, o nome da sua empresa, marcas registradas (exemplos: “Fábrica de Livros”, “Publique seu Livro”, “Amigos do Livro”, “Print on Demand” e outras), tentando competir, enganar e até confundir escritores que buscam na Web informações sobre a arte de escrever, edição, impressão e comercialização de livros. Tenho encontrado de tudo: links com o meu nome, nome da minha empresa, artigos, entrevistas, que levam diretamente para outros endereços. O absurdo de hoje - pasmem - está na TV LIVRO SCORTECCI, no YouTube, página institucional do Grupo Editorial Scortecci, onde postamos vídeos de recitais, mesas de debates, lançamento de livros e entrevistas. Dois terços do cabeçalho da página inicial, página de abertura, estão ocupados com anúncios de parasitas que vivem do trabalho suado, leal e justo de outros. Respeito à concorrência, à diversidade e à ética. Valores que não fazem parte do bando de parasitas que habitam a Web. Piolhos do mercado! Ratos!

18.12.2021