Meu pai, Luiz Gonzaga - isso nos anos 1960 - era assinante da revista “Seleções”. Lia e relia a brochura de cabo a rabo! Era vidrado na seção “Piadas de caserna”, que ilustrava as duas últimas páginas da revista, impressa no formato pato, 13,4 cm x 18,4 cm, carinhosamente, no Brasil, apelidado de “formatinho”. “Seleções” é a denominação da versão brasileira da “Reader’s Digest”, criada em Pleasantville, Nova York, no ano de 1918, quando DeWitt Wallace (1889-1981) e sua esposa, Lila Bell Wallace (1889-1984), tiveram a ideia de lançar uma revista que reunisse os melhores e mais úteis artigos já publicados, usando uma linguagem condensada, mas sem interferir no conteúdo e no “sabor” do texto. O primeiro número da “Reader’s Digest” chegou às bancas dos Estados Unidos em 1922 e, por muitos anos, foi a revista mais vendida naquele país. “Seleções” chegou ao Brasil 20 anos depois, em 1942, trazida por Robert Lund, fundador do Grupo Lund Editoras Associadas. Os números refletem a trajetória de sucesso da revista no País. A primeira edição brasileira, com 100 mil exemplares, esgotou-se rapidamente, e, no início dos anos 1970, a tiragem atingiu a casa dos 500 mil exemplares. A Companhia Lithographica Ypiranga (1901-2014) foi a primeira gráfica da América Latina a imprimir em cores. Em 1950, após a aquisição de um moderníssimo equipamento gráfico, iniciou no Brasil a impressão da revista “Seleções”. O setor gráfico chegou - oficialmente - ao Brasil, por decreto régio, no ano de 1808, data da implantação da tipografia no País. Coube à gráfica carioca “Companhia Lithographica Ferreira Pinto”, no ano de 1922, a compra da primeira máquina de offset do Brasil. Em 1924, o offset chegou a São Paulo pela “Graphica Editora Monteiro Lobato” (1918 a 1925), que, mais tarde, passou o equipamento à “São Paulo Editora”. No mesmo período, chegaram também máquinas offset na Companhia Lithographica Ypiranga e na Litografia Artística. Em 1942, foi fundado o Sindicato das Indústrias Gráficas de São Paulo, que, em 1944, foi reconhecido oficialmente, por lei, como representante paulista dos empresários gráficos. A Companhia Lithographica Ypiranga - que durante 113 anos contribuiu para a história de sucesso da indústria gráfica brasileira - está registrada, no SINDIGRAF, São Paulo, como sócio fundador de número 3.
05.09.2021
- Início
- Biografia
- Livros
- Críticas Literárias
- Consultoria
- Cursos e Palestras
- scortecci@gmail.com