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O EDITOR HU ZHENGYAN

O desenhista e editor chinês Hu Zhengyan (1584 – 1674) trabalhou com caligrafia, textos acadêmicos e produção de sinetes – selos, placas e anéis de metal usados como assinatura do proprietário para selar e autenticar documentos e cartas. Na idade adulta, viveu na cidade de Nanquim, capital da província de Jiangsu, na República Popular da China, durante a transição da dinastia Ming para a dinastia Qing. Hu Zhengyan possuía e dirigia a editora acadêmica Estúdio dos Dez Bambus, onde praticava impressão policromática e em relevo. Foi um notável entalhador de sinetes, tendo produzido selos pessoais para vários dignitários. Seu estilo estava enraizado na tradição clássica da dinastia Han e seguia a escola de escultura Huizhou, fundada por seu contemporâneo He Zhen. Apesar de sua reputação como artista e entalhador de sinetes, a principal ocupação de Hu Zhengyan era a edição. O Estúdio dos Dez Bambus – em que empregava dez artesãos, incluindo seus dois irmãos Zhengxin e Zhengxing e seus filhos Qipu e Qiyi – publicou catálogos de selos, textos acadêmicos e médicos, livros sobre caligrafia e poesia e papéis de escrita decorativa. Ao contrário de outras editoras da área, não publicava obras de ficção, como peças de teatro ou romances. Entre 1627 e 1644, o Estúdio produziu mais de 20 livros destinados a um público rico e letrado. Após a queda da Dinastia Ming, Hu Zhengyan alterou o nome da editora para Salão Enraizado no Passado, embora a marca “Dez Bambus” continuasse a ser usada. Hu Zhengyan e seus irmãos Zhengxin e Zhengxing trabalharam juntos na publicação da cartilha para estudantes intitulada “Reflexão sobre poesia”, de 1635, sobre a obra poética de seu contemporâneo Ye Tingxiu. A editora publicou, entre outros, “Princípios úteis para o funcionamento sutil de poemas Tang” (“Lei xuan Tang shi zhu dao weiji”), uma compilação de vários trabalhos sobre poesia, que incluía colofão de Hu Zhengyan. Ele é também autor de O manual do Estúdio dos Dez Bambus, famosa antologia publicada em 1633, com cerca de 320 gravuras de 30 artistas diferentes, inclusive ele. A obra é composta por oito seções, abrangendo caligrafia, bambu, flores, rochas, pássaros, animais, orquídeas, ameixas e outras frutas e foi impressa, ininterruptamente, durante 200 anos. “O manual do Estúdio dos Dez Bambus” foi encadernado no estilo "borboleta", no qual as ilustrações de fólio inteiro são dobradas de modo que cada uma ocupe uma página dupla. Em agosto de 2015, a Biblioteca da Universidade de Cambridge lançou uma digitalização completa do manual, incluindo todos os escritos e ilustrações. Hu Zhengyan também produziu a obra “Papel de carta do Estúdio dos Dez Bambus” (1644), uma coleção de amostras de papel, em que foi utilizada a técnica de estampagem “donghua”, para destacar as ilustrações em relevo. Mestre Hu morreu em Pequim, no ano de 1674, aos 90 anos de idade.

João Scortecci