Pesquisar

OFFSET - QUANDO O ACASO INVENTA ENGENHOCAS

A lista de invenções descobertas por acaso é grande. Acidentes acontecem! Descuidos, erros e ações não planejadas acabam revelando ideias incríveis que terminaram em grandes descobertas para a humanidade. A lista de exemplos é significativa: borracha vulcanizada, insulina, cookies de chocolate, Super Bonder, Raio X, LSD, penicilina, Teflon, Viagra, picolé, SacarinaVelcro, Coca-Cola, micro-ondas, vidro blindado, vaselina, palito de fósforo, batata chips, dinamite, marca-passo, filme plástico e impressora offset.
Esta descoberta ao acaso coube ao empresário Ira Washington Rubel (1860-1908), proprietário da fabricante de papel Ira Washington Rubel, de Nutley, New Jersey, USA. Entre 1903 e 1904, a empresa desenvolveu o primeiro sistema offset litográfico para impressão em papel. A inspiração foi um acidente de “esquecimento”. Ao operar sua impressora litográfica, Ira Rubel percebeu que, se não inserisse o papel, a placa de pedra acabava transferindo a imagem para o cilindro de impressão de borracha. Quando, então, colocava o papel na máquina, a imagem era impressa dos dois lados do papel: uma imagem obtida da placa de pedra, e outra, do cilindro de impressão de borracha. Percebeu, para sua surpresa, que a imagem impressa pelo lado da borracha - macia e de boa qualidade - era muito mais nítida.
A primeira impressora offset - de impressão indireta com base em cobertura de borracha - criada por Ira Rubel foi operada durante um ano, quando, então, foi vendida para a “Union Lithographic Company”, por 5 mil dólares. Nessa empresa, o equipamento entrou em operação no ano de 1907, depois de ter sobrevivido a um terremoto em São Francisco (1906) e a um incêndio nas proximidades do cais de Oakland (1907).
A engenhoca de Ira Rubel possibilitava imprimir três mil cópias em uma hora. Em menos de 50 anos, a impressão offset substituiu as tecnologias de impressão tipográfica e se tornou o processo de impressão mais comum em todo o mundo.
A impressora offset original de Ira Washington Rubel está preservada no “Smithsonian Institution” - maior complexo de museus, educação e pesquisa do mundo - em Washington, DC.

22.08.2021